segunda-feira, 19 de março de 2012

20ª Semana

Olá meninas, estamos entrando no 5º mês de gravidez e estou sentido que passou tudo rápido demais e não aproveitei muita coisa por causa dos enjoos, mas fico feliz em ter sobrevivido a eles. A barriga está cada vez mais se esticando, e me deixando exausta, dores nas costas são frequentes, animo para acordar cedo é nenhum, insonia a noite é o que não me falta. Cada vez mais ansiosa para vê meu pequeno príncipe em meus braços, porque senti-lo mexendo já é emoção demais. Vamos a mais uma foto de mais algumas semanas?


Como está o bebê
Seu bebê está ganhando peso, e mede agora cerca de 17 centímetros, do alto da cabeça até o bumbum, sem contar as pernas, que costumam ficar bem flexionadas. Uma substância espessa e gordurosa, chamada verniz caseoso ou vérnix, envolve todo o bebê e protege a pele da imersão no líquido amniótico. Essa camada também ajuda no parto normal. O bebê está engolindo mais líquido esta semana, num bom treino para o sistema digestivo. Depois que ele bebe o líquido, o corpo dele absorve a água e transfere o restante para o intestino grosso.  
 
Uma boa maneira de se preparar para o parto e conhecer suas opções é fazer um curso pré-natal. Mesmo que você não seja marinheira de primeira viagem, esse tipo de aula pode trazer novas contribuições. É bom se planejar para ter concluído o curso com 37 semanas, quando a gestação terá chegado a termo, e o trabalho de parto poderá começar a qualquer momento.  
Tome um cuidado especial para obter ferro suficiente na alimentação. Seu bebê precisa dele para produzir glóbulos vermelhos, entre outras coisas. Se você não está tomando um suplemento vitamínico, pergunte ao seu médico se há necessidade, e não se esqueça de comer alimentos ricos em ferro, como carne vermelha magra, frango, peixe, lentilha e espinafre. 


12 comentários:

  1. Que barriguinha mais lindaaaaaa, vc ta linda Tarcy!!
    Na minha gestação tbm adorava ler e acompanhar as matérias do babycenter, fiz muitas amizades por lá, nos fóruns do bb do mês ... rs amizades essas que mantenho até hoje e acompanho os bebês do mesmo mês da Júlia, é uma delicia essa troca de experiências né!

    beijos nossos

    ResponderExcluir
  2. Tarci minha querida...
    vc esta uma gravidinha muitooo lindaaa.
    beijos e Deus abençoe vcs.

    ResponderExcluir
  3. Você está muito linda grávida...
    Ótima semana pra vocês.
    Bjinhus carinhosos.

    ♥ Tami ♥

    ResponderExcluir
  4. Linda a barriguinha mamãe... Chegou na metade? Parabéns! Agora as coisas melhoram um pouco rs Até o 8 mês é mais tranquilo, pelo menos para mim foi rsrs Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Vc tá linda barriguda, Tarci! Parabéns!!! Vou aceitar o desafio, tá! Adorei! Nessa semana eu posto!
    Beijooos

    ResponderExcluir
  6. Você está linda!
    Aproveita que passa MUITO rápido!
    Pode não parecer, mas passa.
    Bjus =*

    ResponderExcluir
  7. Q Liindaaaaaa!
    Agora vai passar mais rapido ainda... rs
    beijooos
    tudo de bom

    ResponderExcluir
  8. Voce está uma mamae linda viu???

    beijinhos

    ResponderExcluir
  9. OIii.. Flor..

    tudoo beem?? *.*

    Parabens pela gravidez, 5 meses já como passa rapidinho neh.

    entao eu estou com 21 semanas e estou vendo como ta passando rapidinho... mas é tao bom tudo isso neh, novas experiencias.

    Passa la no meu blog, tem selinho pra você.

    Bjiinnhusss

    ResponderExcluir

Deixa seu recado, sua opinião ou até mesmo seu elogio.

Tarci e a doce espera.